Já está publicado no Diário Oficial um decreto que regulamenta o Mães de Pernambuco. Este é um programa feito pelo estado que dará um auxílio de R$ 300 mensais para mães com maior vulnerabilidade socioeconômica. Estima-se que 100 mil mulheres sejam contempladas com este benefício, visto que algumas já foram pré-selecionadas a partir do cruzamento de dados disponíveis no CadÚnico.
Quais os critérios para receber o pagamento do programa Mães de Pernambuco?
Para ter acesso ao auxílio do programa Mães de Pernambuco , as mulheres devem atender alguns critérios simultaneamente, por exemplo:
- Morar em Pernambuco
- Ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados
- Ser responsável familiar
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos
- Não ter vínculo empregatício formal.
O programa Mães de Pernambuco selecionará mulheres e segundo o decreto estadual, será feito da seguinte forma: Através de um “ranking” que prioriza as mães com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Para saber se está entre as selecionadas, a mãe deve acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, informando seu NIS (Número de Identificação Social) e sua data de nascimento. Estando apta, ela deve confirmar que quer ter acesso ao auxílio.
Em caso de dúvidas, a SAS montou uma call center especial exclusiva ao público do programa Mães de Pernambuco. Para entrar em contato basta ligar para o número gratuito 0800.081.4421. Também é possível mandar mensagem por WhatsApp (81) 9-8494.1298 e por e-mail [email protected]
Quando acontecerá o pagamento?
O primeiro pagamento acontecerá no dia 13 de maio de 2024, uma data seguinte ao Dia das Mães. Nos meses seguintes, o pagamento será realizado no quinto dia útil de acordo com as informações divulgadas pelo governo do estado. O benefício do programa Mães de Pernambuco continuará ativo e será pago enquanto a mãe possuir filhos menores de 6 anos.