Quarta-Feira, dia 06 de maio de 2020, o Governo de São Paulo anunciou uma nova ferramenta para facilitar solicitações e adiantar processos: o Poupatempo Digital.
Diferente da plataforma convencional, a ferramenta oferece os serviços num sentido mais amplo.
Isto é: além de tudo o que pode ser solicitado pelo site oficial do PoupaTempo, o PoupaTempo Digital também possui aplicativo, oferta um pouco mais de 50 serviços diferentes e, ainda, oferece uma sala de atendimento em tempo real para resolver problemas diversos.
A ideia veio com o isolamento social que, infelizmente, manteve as pessoas em casa e as afastou de compromissos perante o Governo e solicitações importantes no início do ano como o IPTU e o IPVA, por exemplo.
Sendo assim, a plataforma não só se mostrou útil em tempos de crise, como também tem planos pra ficar e fiscalizar a antiga em busca do melhoramento dos serviços remotos.
Por isso, que tal conhecer essa nova plataforma incrível e relaxar um pouco mais sem a necessidade de agendamentos ou problemas diversos?
Conheça agora o PoupaTempo Digital e entenda o que ele pode fazer por você.
O que é, de fato, o PoupaTempo Digital?
PoupaTempo Digital: Veja os Serviços Oferecidos (Foto: Reprodução do Governo do Estado de São Paulo)
O PoupaTempo Digital é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para padronizar solicitações e facilita-las para o cidadão.
Praticamente, é uma alternativa aos agendamentos que estavam sendo feitos e precisaram ser cancelados em prol do isolamento social proporcionado pelo Covid-19.
Pode-se dizer, também, que seria uma “versão atualizada” do PoupaTempo convencional já conhecido e espalhado por todo o estado em terminais de autoatendimento remotos.
Mas, o uso de um não descarta o outro.
Em outras palavras, solicitações podem continuar sendo feitas pelo site oficial, mas, conversas em tempo real e marcações mais explícitas deverão ser tratadas pelo atendimento em salas ou chat real do PoupaTempo Digital.
Se ainda posso usar o antigo, por que optar pelo PoupaTempo Digital?
Basicamente, o enfoque inicial do PoupaTempo Digital ou e-Poupatempo era fiscalização dos serviços já ofertados e resoluções de problema, como uma espécie de SAC.
Tanto é que o sistema é montado praticamente todo baseado na parceria com o Instituto Paulista de Tecnologia (IPT).
A intenção sempre foi monitorar a plataforma e criar soluções mais rápidas e eficientes com o passar do tempo, ligando-as a problemas comuns como erros de solicitação ou dúvidas frequentes, por exemplo.
Como funções principais, o IPT deve prestar atenção no desenvolvimento e monitoramento de salas e solicitações de serviços públicos em tempo real e, ainda, criar levantamentos e análises estatísticas para indicar tendências a melhorias nos serviços ofertados pela plataforma.
Mas, como dito anteriormente, o uso de uma plataforma não exclui a outra.
Isso quer dizer que você pode optar por realizar os serviços pelo PoupaTempo Convencional ou, se preferir, resolver todos os seus problemas pelo e-Poupatempo na palma das suas mãos, sendo a segunda opção mais viável.
Agora, caso suas solicitações não enquadrem nos serviços do Poupatempo, não deve-se esquecer da parceria com o Fundap e Seade para o desenvolvimento do Portal Cidadão, uma alternativa com várias outras opções de consulta e serviços no Governo do Estado de São Paulo, visando facilitar ainda mais o acesso a solicitações mais simples.
Como fazer uso do PoupaTempo Digital
PoupaTempo Digital: Veja os Serviços Oferecidos (Foto: Reprodução do Governo do Estado de São Paulo)
O sistema funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 20h e aos sábados de 6h30 às 15h.
Além das salas de atendimento disponíveis no site para resolver problemas diversos, também é possível ter acesso aos serviços através do aplicativo, disponível para Android e iOS.
No entanto, para isso é necessário criar um cadastro ou, no caso, fazer uso de um já utilizado no site convencional antigo.
Necessariamente, não é preciso ir ao site para concluir o cadastro e, pelo aplicativo, é possível faze-lo sem maiores problemas, seguindo o passo a passo:
- Realize o download do aplicativo e, na tela inicial, clique em “Criar Cadastro”;
- A criação requer CPF (que será seu login), senha, nome, gênero, data de nascimento, endereço completo, número de telefone e e-mail para confirmação;
- Preenchido o formulário, confirme-o pelo e-mail fornecido;
- Feito isso, basta fazer seu login normalmente.
A quais serviços eu tenho acesso?
Ao realizar o login, é bem provável que você se depare com essa tela inicial.
Poupatempo Digital – Serviços Online do Poupatempo (Foto: Reprodução Canal Tech)
Nas três barrinhas no canto superior esquerdo – menu – é possível ter acesso à aba serviços que delimitará o seguinte:
- Documentos Pessoais;
- Trabalho e Emprego;
- Veículos;
- Habitação;
- Água, Esgoto e Saneamento;
- Educação; e
- Prefeituras.
Cada opção possui outras subsequentes com resoluções rápidas pelo próprio aplicativo.
Mas, é possível fazer solicitações de segundas vias diversas, acompanhar boletins, R.A. escolares e rematrículas, parcelar ou, ainda, solicitar IPTU e IPVA e vários outros serviços.
Praticamente, tudo o que estava no poupatempo convencional agora está, também, no Poupatempo Digital, só que numa escola mais interativa.
No entanto, caso não encontre o que procura, será necessário recorrer ao chat em tempo real nas salas de atendimento pelo site.
Por isso, atente bem aos horários de funcionamento e boa sorte!