Quando o contribuinte preenche a declaração do Imposto de Renda 2021, ele já fica sabendo se tem direito ou não a receber a restituição. Caso o resultado seja “imposto a restituir” o valor que será devolvido é depositado na conta bancária que foi informada para a Receita Federal.
Tenha em mente que, em 2021, serão mantidos cinco lotes de restituição, assim como foi no ano passado. Sendo que o primeiro foi marcado para o próximo dia 31 e o último para 30 de setembro.
Porém, de acordo com as regras, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada após o fim do prazo de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito.
Vale ressaltar que a Selic está atualmente em 2,75% ao ano. De acordo com a projeção do mercado financeiro, a taxa básica de juros vai fechar 2021 em 5,25% ao ano.
Continue lendo para saber mais.
Calendário de restituição do IRPF 2021
Confira como ficou o calendário da restituição do Imposto de Renda 2021:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como realizar a consulta Imposto de Renda 2021
O contribuinte possui duas formas de consultar o valor de sua restituição. Uma delas é logo após o preenchimento da declaração do IR.
Ao terminar de enviar as informações, você deve escolher qual modelo será enviado ao fisco, o simplificado ou completo.
Cada modelo possui informações específicas. Ou seja, existem diferenças tanto no valor a ser restituído pelo governo, como no valor a ser tributado pelo contribuinte.
Já aqueles contribuintes que não têm muitas deduções podem optar pelo modelo simplificado. Para este modelo é atribuído um valor de 20% que será deduzido do valor final do imposto, com um limite de até R$16.754,34, e não pode haver qualquer outra dedução inserida posteriormente.
Por sua vez, o modelo completo não possui uma porcentagem fixa de dedução e é mais aconselhável para os contribuintes que possuem gastos dedutíveis acima de R$16.754,34.
Outra forma de consultar a restituição é na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.
Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você irá receber. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo.